Onde Caem os Anjos, Nora Roberts


"Reece Gilmore foge de um passado traumático como única sobrevivente de um crime brutal em que viu todos os seus amigos morrer. Um dia chega a Angel's Fist, um lugar idílico rodeado por belas montanhas, e decide aceitar um emprego no restaurante local como cozinheira. Reece cedo encanta os locais com os seus dotes de culinária. Afinal de contas, era uma famosa chefe de cozinha na Costa Leste, mas continua atormentada pelo crime de que foi vítima, e luta constantemente contra os pesadelos que a assombram. Até que um dia é a única testemunha de um novo homicídio...

Sendo tão frágil e dada a ataques de pânico, ninguém na cidade parece acreditar em Reece a não ser Brody, um irascível e atraente escritor de policiais. E quando uma série de eventos perigosos tornam claro que alguém está a tentar enlouquecer Reece e a eliminá-la do caminho, ela terá que confiar em Brody, e em si própria, para descobrir se existe ou não um assassino em Angel's Fist."

Autor: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência

Resumo: A sinopse do livro aborda toda a temática do mesmo. Reece, a única sobrevivente de um terrível massacre, está a tentar reconstruir a sua vida. Logo no início do livro ela chega a Angel's Fist, aquele que no decorrer da história irá assumir como um possível futuro lar.

Mas Reece ainda continua afectada psicologicamente e sofre constantemente de ataques de pânico; até que um dia vê um homem a matar uma mulher através dos seus binóculos.

Reece tudo fará para tentar desvendar este homicídio e para isso contará com a ajuda de um escritor de policiais - Brody. Mas tudo aponta para que tenha sido apenas imaginação de Reece e que ela esteja realmente louca. Existirá realmente um assassino?

------

Opinião: A popularidade de Nora Roberts é tão grande que tive a curiosidade para experimentar uma obra sua. Não escolhi este livro por nenhum motivo em particular, apenas porque foi uma oferta que tive. Foi, portanto, a primeira obra desta autora que li e por isso não tenho muitos pontos para comparação com outras obras suas.

Em primeiro lugar a minha atenção ficou presa imediatamente no primeiro capítulo. Aquele que me parecia ser um banal romance actual, rapidamente transformou-se numa história envolvente e viciante. Nora Roberts descreve as paisagens de uma forma tão realista que dá vontade de fazer as malas e irmos em busca dos lugares descritos. Depois há o suspense criado que impede a paragem a meio do livro. O ponto mais forte de todo o livro foi exactamente este. Há capítulos maçadores em que a história pára e surge uma descrição extensiva de tudo mas rapidamente regressa a acção e o suspense, não dando tempo de se parar a meio da leitura. Muitas partes descritivas foram monótonas e não constituíram importância para o descrever da história, mas como referi são breves e antes de pensarmos "que seca! vou parar de ler", já estamos novamente presos ao enredo. É verdade que o livro poderia ser um pouco mais curto se todas essas partes de menor importância fossem retiradas.

Outra coisa que me surpreendeu foram as voltas que dei para tentar decifrar quem é o verdadeiro responsável por tudo o que acontece no livro. Em algumas opiniões que li, há quem comente que o livro fornece uma vasta lista de responsáveis mas a verdade é que para mim só houveram dois responsáveis. Não vou spoilar mas quem leu a sinopse vai notar que a principal responsável é a própria Reece. Não dá para exclui-la da lista até ao final do livro. Ela parece uma personagem normal, talvez porque tudo é contado sendo ela a personagem central mas não a torna mais equilibrada psicologicamente. Um segundo responsável (ou assassino) é aquele que é mais lógico. Desilusão? Na verdade cheguei ao final do livro desiludida. Gosto imenso de chegar ao final, pensar numa coisa, virar a página e ver lá aquilo que eu jamais pensaria. E a verdade é que Nora Roberts surpreendeu-se imenso! Bastou virar uma página no livro e de repente tudo mudou. O final para mim foi surpreendente porque apesar de em algum momento do livro ter chegado a pensar naquele final, rapidamente foi excluído e não voltou a ser considerado.

Sobre o Filme: Este livro tem um filme de 2007 chamado "Angels Fall". Vi o filme após ter lido o livro e a única personagem que achei descaracterizada foi a Reece. Não dá para fazer grandes comparações, uma vez que o filme é razoavelmente fiel ao livro. É como um resumo de todo o livro e das suas partes mais importantes. É engraçado ver ganhar forma os cenários que imaginávamos, as pessoas, o assassinato e as cabanas, mas fora isso não tem mais nada de inovador em relação ao livro.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.