Sombras e Fortalezas, Elizabeth Chadwick


"Inglaterra, 1148. Brunin é um rapaz de dez anos marginalizado pela própria família. Uma criança reservada, é atormentado pelos irmãos e desprezado pela avó autoritária. Numa tentativa de torná-lo um herdeiro de quem se orgulhe, o pai envia-o para a casa de Joscelin, Senhor de Ludlow, onde Brunin irá aprender as artes da cavalaria. Mas, antes que o consiga, terá que ultrapassar a insegurança e as dúvidas que sente sobre si próprio.

Hawise, a filha mais nova de Joscelin, cedo forma uma forte amizade com Brunin. As alianças de família forçam o seu pai, com o jovem como seu pajem, a auxiliar o Príncipe Henrique na sua batalha pela coroa inglesa. Entretanto, o próprio Senhor de Ludlow é ameaçado pelo seu rival, Gilbert de Lacy. Enquanto prossegue a luta pela coroa e o rival se prepara para atacar, Brunin e Hawise cedem à paixão.

É então que as propriedades da sua família são atacadas e Brunin tem de mostrar o que aprendeu. Mas estará a jovem Hawise do seu lado, num mundo onde os poderosos raramente respeitam os ideais de cavalaria? Brunin terá que enfrentar o futuro com coragem… ou perder tudo."

Autor: Elizabeth Chadwick
Editora: Saída de Emergência (Chá das Cinco)

Resumo: Brunin é um rapaz muito inseguro de si e atormentado pela carismática avó e pelos irmãos mais novos. Na tentativa de o transformar num homem, o seu pai envia-o para a casa do seu melhor amigo para que este o possa educar e transformar num guerreiro. E é em Ludlow com Joscelin que Brunin inicia o seu crescimento pessoal, transformando-se aos poucos num guerreiro forte e corajoso.

No entanto, quer a sua família e a família do seu acolhedor enfrentam problemas territoriais, sendo ambas as famílias ameaçadas por rivais que clamam a posse das terras.  Então chega a altura de Brunin mostrar o que aprendeu e tentar salvar o que ainda é seu.

------

Opinião: Este foi o meu primeiro romance histórico e, infelizmente, não é um género que me tenha prendido do início ao fim. Devo confessar que fiz muitas paragens pelo meio e uma leitura que era para durar 1 semana acabou por levar 3 semanas. Bem, também não foi nada do outro mundo... Não que o livro não esteja bem conseguido e, de facto, Elizabeth Chadwick revelou-se uma agradável surpresa a nível de concepção e descrição medieval. Os cenários não existem só na nossa imaginação como, de repente, estamos a caminhar sobre aquela época e a assistir com os nossos próprios olhos a todas as cenas descritas. As personagens estão bem conseguidas, especialmente Brunin no qual assistimos a toda a sua transformação, maturidade e crescimento pessoal.

Um outro ponto que me pareceu forte, embora possa ser um pouco contraditório foram os saltos temporais. A autora vai fazendo diferentes saltos na história, permitindo colocar o leitor exactamente onde ele devia estar e que são todas as partes interessantes da história. Com isto a autora consegue prender a atenção do leitor sem que este perca o interesse durante muito tempo. No entanto, isto também oculta partes que poderiam tornar a história mais excitante. Por exemplo, vemos Brunin comprometido com Hawise sem que tenha havido qualquer romance prévio entre eles.

Não posso comparar este livro com outros do mesmo género visto que nunca tinha lido nada semelhante mas tenho a certeza de que este livro agradará a muitos fãs do género e desta autora.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.