Rainha das Trevas, Anne Bishop


Trilogia das Jóias Negras – 3º Volume

"Há setecentos anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões.

Incapazes de atingir Jaenelle, a jovem Rainha, os membros corruptos dos Sangue fazem um jogo perverso de diplomacia e mentira, procurando destruir aqueles que sempre deram tudo por ela. E revertem as culpas para o seu tutor, Saetan, que passa a ser visto como a maior das ameaças ao poder instituído.

Com Jaenelle como Rainha, a chacina do povo e a profanação das terras irá terminar. Porém, onde se fechou uma porta poderá abrir-se uma janela… E mesmo que Jaenelle possa contar com os seus aliados, talvez não seja suficiente: só um terrível sacrifício poderá salvar o coração de Kaeleer…"

Autor: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência

Resumo: A corte da Feiticeira foi estabelecida mas continua a faltar um elemento fundamental. Onde está Daemon? Os inimigos estão mais alerta do que nunca, fazendo todos os possíveis para acabarem com a Feiticeira, nem que para isso tenham de primeiro eliminar os seus amigos.

Daemon regressa do Reino Distorcido para vir ocupar o seu lugar como consorte real mas Jeanelle parece não o aceitar como tal. Ainda muito debilitado mentalmente, Daemon está susceptível a qualquer acto de repulsa vindo daquela que mais ama.

Lucivar é um homem de guerra que agora tem algo mais a proteger que a sua Rainha. E ainda deseja pedir desculpas por todo o mal que causou ao irmão.

Saetan só aguarda o regresso do seu filho, esperando que ele venha completar o que falta em Jeanelle.

Jeanelle vê em uma das suas teias o que irá acontecer ao mundo e deseja proteger todos os que lhe são mais queridos. Mas para isto um grande preço tem de ser pago e que poderá ser demais para todos. Para que ninguém a pare, é obrigada a mentir a todos enquanto partilha esse segredo com Daemon. Mas até que ponto ela não estará também a mentir a Daemon?

Porém, ninguém está disposto a pagar esse preço elevado e, enquanto Jeanelle realiza os seus planos para salvar os Sangue que merecem ser salvos, tem amigos que tudo farão para reverter os próprios planos da Feiticeira.

------

Sobre o Livro: É o terceiro livro desta trilogia que nos relata como termina toda a história. Todas as personagens já estão criadas e as novas que surgem é só para cobrir algumas falhas deixadas pelos saltos temporais que se verificam depois do livro anterior. Com tudo já criado não há espaço para muitas mais novidades.

Os inimigos estão desgastados mas não deixam de ambicionar acabar com a Feiticeira e para isso lançam a sua fúria sobre todos os que lhe são próximos. Jeanelle já não é fraca mas a família à sua volta constitui a sua maior fraqueza.

Mais uma vez voltam as múltiplas personagens principais e todas com o seu próprio papel para o desfecho de tudo.

Um aspecto muito curioso neste livro reside no comportamento humano face ao comportamento animal e que é o ponto fulcral no final do livro. A escritora transmite-nos a ideia de que os humanos por serem tão racionais acabam por deixar de ter fé muito rapidamente. E se a vida de alguém ou o próprio mundo dependesse dessa fé, tudo estava destinado a perecer. O mesmo não acontece com os animais que acreditam com o coração e não com a cabeça. E por isso as raças animais constituem a grande fonte de fé nesta história. E sim… agradeçam a esses lobinhos, gatinhos, unicórnios e companhia o pequeno final de tudo.

Opinião: Este livro foi o meu preferido. Desde o início voltamos para aquele arrastar da história, dando-nos tempo de divertir com as personagens novamente após a grande carga emocional do livro anterior. É novamente o arrastar da história que é fundamental para todas as personagens ganharem bases que servirão para o final do livro.

Daemon está de regresso e por um triz que não foi parar às mãos do inimigo. O seu regresso para Jeanelle realiza o que a autora prometeu aos seus leitores desde o primeiro livro – o tão aguardado romance. Mas se os fãs estão à espera de ver o romance ser transformado no plot principal, ficarão desiludidos. O romance já vem tardiamente e em simultâneo com a batalha final, o que não deixa espaço para grandes desenvolvimentos.

Achei engraçado o jogo das escondidas que acontece entre Daemon e Jeanelle. Ambos se amam mas como têm medo de se forçarem um ao outro acabam por arrastar o relacionamento quase até a final, o que para alguns pode ser frustrante.

E por fim vem o desfecho de tudo. Já sabemos que um grande sacrifício é necessário e é demasiado óbvio qual será. Só não sabemos como será concretizado e o resultado que advirá daí. Não podemos dizer que é o final desejado porque acaba por ser um pouco vago mas também não é um final negativo. E quem sentir vontade de puxar uns quantos cabelos a Anne Bishop, digo que ela pensou nisso e que existe um quarto livro para completar esta trilogia.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.