Leitores Multimédia

Qual a melhor forma para se ver as nossas séries e filmes favoritos?

Claro que é no conforto do sofá ou da cama e não sentados numa cadeira frente ao pc. Muitas alternativas podem ser adoptadas para se ver qualquer programa confortavelmente, por exemplo nas novas televisões com media center, ligando o pc à televisão, gravando em DVD para se reproduzir num leitor DivX, convertendo e gravando num DVD para se reproduzir num leitor de dvd de mesa.

Infelizmente nenhuma destas alternativas é 100% satisfatória:
- as tv multimédia possuem um nº limitado de codecs e não reproduzem todos os videos;
- ligar um pc a uma tv nem sempre é possível;
- gravar vídeos em DVD requer muitos DVDs para se poder ver num leitor DivX e quando os ficheiros não estão neste formato é impossível ver;
- converter os vídeos para se poder ver num leitor de DVD de mesa requer também muitos DVD, a conversão e gravação demoram imenso tempo e a qualidade é bastante inferior à desejada.

Destas quatro alternativas, eu tinha adoptado pela conversão e gravação, até que me apercebi que estava a gastar imenso dinheiro em DVDs, demorava imenso tempo a converter e a gravar e comecei a acumular toneladas de DVDs que só via uma vez na vida. Isto foi até um dia descobrir uns aparelhos pequenos que vieram revolucionar o meu mundo!

Vamos ver os dramas com melhor qualidade e em qualquer TV!

Leitores multimédia

Os leitores multimédia são pequenos aparelhos que funcionam como um descodificador de codecs entre ficheiros contidos num dispositivo de armazenamento e uma tv. Ou seja, basta ter-se os vídeos que queremos ver num disco externo ou pen (em qualquer formato, inclusive .rmvb), ligar-se o disco ao leitor e este à televisão e já está. Podemos ver qualquer formato de vídeo no conforto de uma televisão mesmo que esta não tenha media center. Aliás, o único requisito para se ligar este aparelho a uma televisão é esta possuir uma saída scart (comum nas televisões antigas) ou então uma ligação HDMI, quando queremos usufruir da alta definição dos vídeos. Também é possível ligar estes leitores multimédia ao pc por wireless e há modelos que possuem várias ferramentas interactivas como youtube e facebook.

Aliás, a única desvantagem destes aparelhos é que precisamos de comprar em separado um disco ou uma pen, ao contrário dos discos multimédia que são como se fossem media centers já com espaço de armazenamento. O problema destes discos multimédia para um leitor multimédia é que não suportam a maioria dos codecs que habitualmente baixamos. Então entre leitor multimédia e disco multimédia, acreditem que o leitor multimédia é muito melhor e não correm o risco de avariar e perderem tudo o que estava lá dentro (porque não tem nada lá dentro xD).

O leitor multimédia que uso e as vantagens gerais!
Agora irei falar da pequena maravilha que adquiri (imagem acima). Comprei este aparelho em Novembro de 2011 e veio revolucionar a forma como assisto a vídeos. Na verdade, larguei completamente o pc, já economizei bastante dinheiro em DVDs e ganhei muitas mais horas para assistir os vídeos. Enquanto antes demorava 1 hora para baixar alguma coisa consideravelmente grandita e mais 2 horas a converter e a gravar, agora apenas baixo, coloco no disco e está prontinho para ver na tv e com a melhor qualidade. Melhor é impossível!

Como leitor multimédia, adquiri um ASUS O!Play Mini por 69,00€. Não é o leitor mais sofisticado que existe, na verdade até é o mais simples. Possui duas saídas, uma HDMI e outra 3-componentes, o visual do seu software é muito simples e intuitivo, não possui wireless e só tem uma saída USB. Como podem ver, este não é um aparelho topo de gama, mas cumpre perfeitamente para aquilo que serve. As novas tv's têm todas a saída HDMI, as mais antigas possuem algumas o 3-componentes e quando não possuem é só arranjar um adaptar 3-componentes/scart, o problema de só ter uma saída USB é facilmente resolvido por uma multi-extensão de USB e não é preciso qualquer ligação à internet para se ver um vídeo.

Então o que deve ser salientado é a grande gama de codecs que o aparelho suporta (até agora não houve um formato que ele não reproduzisse comigo), a opção de se formatar as legendas, desde a fonte, cor, tamanho e posição (muito superior à limitação imposta pelos leitores DivX e pelas tv com media center), e de ser bastante leve e pequeno, ideal para se transportar para qualquer lado.

Formatos suportados:
Vídeo : MPEG1, MPEG2, MPEG4, RM, RMVB, VC-1, H.264
Extensões de Ficheiros de Vídeo : TRP, MP4, MOV, Xvid, AVI, ASF, WMV, MKV, RMVB 720p, RMVB 1080p, FLV, TS, MTS, M2TS, DAT, MPG, VOB, ISO, IFO, M1V, M2V, M4V
Áudio : MP3, WAV, AAC, OGG, FLAC, AIFF, Dolby Digital AC3, Dolby Digital Plus, DTS 2.0 +Digital out, DTS-HD MA, Dolby True HD (Passthrough), Dolby True HD (Decoding), Tag ID3
Imagem : JPEG, BMP, PNG, GIF
Legendas : SRT, SUB, SMI, SSA, ASS, IDX, TXT

E sim... este aparelho consegue reproduzir perfeitamente o formato .mkv com softsub, muito utilizado pela maioria das fansubs actuais de animes e séries, e permite ainda personalizar as legendas.

Dimensões : 151.85 x 106.7 x 29.03 cm (LxPxA)
Peso : 175g

Estou muito satisfeita com este aparelho. E para quem estiver a pensar em comprar um, pesquise um pouco no mercado porque há realmente óptimos aparelhos com tudo e mais alguma coisa. Eu escolhi este por ser o mais simples e por ser portátil mas a ASUS tem outros aparelhos também óptimos e, recentemente, foi lançado o ASUS O!Play Mini Plus, um aparelho igualzinho ao que descrevi mas já com suporte para rede wireless.

E uma última vantagem destes aparelhos que devo referir são os seus firmwares serem frequentemente actualizados e novos codecs adicionados.

Então... se ainda assistem a filmes e séries no pc ou se gravam milhões de DVD, perdem tempo nas conversões e ainda estão sempre preocupados com o codec que irão necessitar, é porque começam a precisar de uma maravilha destas!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.