Cremes para a Rosácea

Olá meninas!

Como prometido, hoje venho falar-vos dos primeiros cremes que o dermatologista me receitou para a minha Rosácea.

Antes da consulta, tudo o que eu usava era o creme Nivea Soft e, às vezes, o creme hidratante da minha mãe que ia variando consoante a promoção do supermercado. Nesta altura já era um hábito pôr todos os dias de manhã o creme hidratante mas nunca tinha usado protector solar diário facial sem ser na praia e era sempre protector factor 20 ou 30.

A receita do médico consistiu em três cremes, nenhum deles comparticipado (a receita médica não dá desconto).

1º - Metroderme


Disponível em pomada ou em gel.

O primeiro que comprei era pomada mas achei um pouco espessa e depois comecei a comprar em gel porque espalha melhor e dura mais. É uma pomada exclusiva para Rosácea e deve ser posta de manhã e à noite na zona afectada e com a pele previamente limpa.

Sinceramente, não senti grandes melhorias mas também não piorou. Acreditei no médico mesmo sem ver alterações e durante algum tempo segui o tratamento à risca. Depois acabei por desistir e pôr de lado a metroderme.

Com a recente activação da minha Rosácea, retomei o tratamento com a metroderme mas, novamente, não vi grandes melhorias. Ajuda a aliviar a sensação de repuxamento e dá conforto mas não reduz a vermelhidão.

2º - Uriage Hyséac Fluido Solar FPS50+

É um protector solar especial para pele mista a oleosa ou com tendência acneica. Oferece uma eficaz protecção UVA e UVB, ao mesmo tempo que hidrata e matifica. É hipoalergénico.

Este protector é um creme que, inicialmente, parece denso mas que se espalha bem e é absorvido instantaneamente. No início tive uns problemas com a utilização deste protector porque sempre que aplicava cremes e bases depois do protector parecia que ficava com uma pasta na cara que começava a escamar e a fazer grãos. Procurei na net e li algumas críticas negativas sobre este protector solar mas todas elas eram porque as pessoas não o sabiam aplicar (tal como eu).

Ele tem um segredo!
Sendo um protector solar com protecção física, ele tem de ser a última coisa a se aplicar no rosto. Devemos aplicar tudo no rosto primeiro - creme hidratante, base, … e só depois o protector. Ele não é oleoso e é para peles sensíveis, espalha-se bem e não gruda. Como não tenho por hábito usar maquilhagem, não sei como se comporta e como deve ser aplicado junto com a restante maquilhagem. Às vezes uso base antes do protector e pinto os olhos depois do protector e nunca tive problemas com ele.

Mesmo assim, algumas vezes pensei em mudar de protector e falei com o farmacêutico que me aconselhou a manter o mesmo protector solar se me dava bem com ele. E a verdade é que desde que uso este protector, a minha pele nunca reagiu a ele e deixei de ter novos sinais e manchas na cara. Mesmo só com uma aplicação por dia - de manhã antes de sair à rua (até mesmo de verão). E atenção que o aconselhado é fazer duas aplicações ao dia, uma de manhã e uma renovação à tarde. Mas eu não tenho muito tempo e paciência para isso.

Já vou na terceira embalagem e para já vou continuar a usá-lo até voltar ao dermatologista.

3º Noviderm Serenactiv AR Rico SPF 20 Anti-Vermelhidões


Este é um creme para disfarçar a vermelhidão e com alguma protecção solar.

Para vos ser sincera, foi o maior fracasso para a minha Rosácea, além de ser caríssimo.
Ou talvez não o saiba usar…

É um creme verde com uma tampa doseadora e, quando aplicado nas zonas vermelhas, ajuda a disfarçar. Até aqui cumpre o que promete, mas no meu caso tenho de aplicar uma camada bem generosa para cobrir a área toda e depois fico com aquela sensação que tenho carradas de pomada na cara.

Não dá para aplicar protector solar por cima sem espalhar o creme verde e continuar a disfarçar a vermelhidão e não dá para colocar a base. Não consegui encontrar nenhuma propriedade hidratante nele também.

Portanto, além do factor solar (que para mim é inútil porque já se tornou hábito usar o protector solar todos os dias) não faz mais nada na minha pele. Como foi caro, estou a ver se termino a embalagem primeiro antes de procurar outro. Mas como só o aplico de vez em quando, a embalagem está a durar anos…


E pronto, meninas! Esta foi a receita do meu médico. A ordem que ele me mandou fazer foi:
– manhã - metroderme, Noviderm Serenactiv e protector solar; noite – metroderme.

Por um bom tempo fiz:
– manhã – metroderme, creme hidratante (às vezes base) e protector solar; noite – metroderme.

Não sei se o tratamento é adequado ao meu problema porque, como referi num outro post, no início a minha Rosácea resolveu-se sozinha e agora, após a sua reactivação, nada deste tratamento parece estar a resultar.

Removi a metroderme da minha rotina após mudar-me para a Eslováquia. Após esta mudança, a minha pele ficou muito sensível (talvez devido ao stress e ao frio intenso) e nada do que estava a pôr estava a resultar e a aliviar. Fazia metroderme duas vezes por dia e nada.
Decidi eliminar completamente a metroderme e ficar-me só por um creme hidratante para peles sensíveis e continuar a usar protector solar. Ele agora faz parte da minha vida!

Actualmente faço:
– manhã – creme hidratante e protector solar; noite – metroderme (às vezes e quando a pele está mais vermelha e sensível) e creme hidratante.


Num próximo post falarei do meu actual creme hidratante para a cara que está a fazer milagres pela minha pele. Fiquem atentas!

Até ao próximo post!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.