Do Re Mi Fa So La Ti Do


Título em inglês: Do Re Mi Fa So La Ti Do / Doremifasolasido
Género: Drama / romance
Episódios: 1
Ano: 2008
Origem: Coreia do Sul

Elenco:
Cha Ye Ryun como Jung Won
Jang Geun Suk como Eun Kyu
Jung Eui-chul como Hee Wo

Resumo: Jung Won trabalhava num parque de diversões, vestida com uma fantasia de dragão, quando desajeitadamente cai e um grupo de rapazes começa a rir dela. Para se vingar, ela entorna uma bebida por cima da cabeça de um dos rapazes. Uns dias mais tarde, uns novos vizinhos mudam-se para a casa ao lado e o filho dessa família é o mesmo rapaz sobre quem ela entornou a bebida - Eun Kyu, um estudante popular e que pertence a uma banda - Doremifasoladido.

Na noite seguinte, Eun Kyu apanha Jung Won a escapulir-se silenciosamente de casa e ameaça contar aos seus pais a não ser que ela decida acompanhá-lo todos os dias a partir da sua escola até ao estúdio da banda. Mas quando Jung Won acompanha-o no dia seguinte, ela encontra uma cara familiar - Hee Wo -, o melhor amigo de Eun Kyu e também o seu melhor amigo de há dez anos, cuja família foi separada após Jung Won ter denunciado o seu pai à polícia após um crime.

Mas apesar de Hee Ho odiar Jung Won, ele ainda gosta dela e está disposto a tê-la de volta mesmo que a tenha de separar do seu amigo Eun Kyu e obriga-a a escolher entre eles os dois. Jung Won acaba por escolher Hee Ho mas uns meses mais tarde Eun Kyu sofre um acidente e fica com amnesia temporária, então Jung Won regressa para Eun Kyu para ajudá-lo a lembrar de tudo.


------

Opinião: Estava empolgada para ver este filme por aquilo que já sabem - Jang Geun Suk. Mas quando estava a baixar vi óptimas críticas à sua história e ainda fiquei mais curiosa. Para dizer a verdade, o filme foi uma completa desilusão. A primeira metade do filme foi excelente mas a segunda metade foi para esquecer. Parei muitas vezes o filme para ir fazer qualquer outra coisa para me distrair porque estava a achar tudo muito maçador. Mas agora vamos lá analisar o filme.

A história começa por ser interessante quando Jung Won e Eun Kyu encontram-se e Eun Kyu "obriga-a" a acompanhá-lo todos os dias. É fácil pensarmos: "Ele apaixonou-se por ela à primeira vista e quer conquistá-la." mas à medida que a história desenrola-se vemos que falta aqui algo fulcral num amor.  Quando começam a "namorar" é mais do estilo "Acabamos de nos conhecer mas já que estamos sem nada para fazer vamos namorar". Bem, curiosamente, até aqui tudo bem. A história até atrai e desenrola-se de uma forma normal. Mas de repente entra Hee Wo e é aqui que perdi o total interesse pelo filme. Primeiro porque no início tudo deixa de fazer sentido. Jung Won começa a ser agredida e não conseguimos perceber o motivo e não consegue olhar para Hee Wo ou acompanhar Eun Kyu para onde quer que esteja Hee Wo. Alguns minutos depois percebemos que, na sua infância, Jung Won estragou a vida de Hee Wo quando este era o seu melhor amigo mesmo que o tenha feito sem qualquer intenção. Mas Hee Wo guarda um grande rancor contra ela e não a quer ver com Eun Kyu. É então que acontece duas coisas que me deixaram revoltada com o filme. Jung Won torna-se numa namorada extremamente obsessiva e obriga Eun Kyu a escolhê-la em vez da música, para no minuto a seguir ser obrigada a ficar com Hee Wo e a ainda por cima aceita-o, porque sente-se responsável por todo o sofrimento que lhe causou.

Porém, Eun Kyu tenta desesperadamente dar-lhe uma segunda oportunidade. É aqui que vemos a grande demonstração de amor em todo o filme. Ele pede-lhe desesperadamente para não o abandonar no último concerto da banda e mais uma vez ela dá-lhe com os pés. Fiquei ainda mais revoltada. E depois viemos a descobrir que Eun Kyu teve um acidente nessa altura e ficou para além de amnésico, também com uma espécie de paralisia cerebral. Desta vez Jung Won e Hee Wo unem-se para trazer de volta as memórias de Eun Kyu e restaurar o amor entre ele e Jung Won. Ainda mais ridículo!

O ponto mais negativo de todo o filme foram os saltos temporais. Os dias, meses e até mesmo as próprias horas do dia da história passam de uma forma difícil de entender. Ficamos a pensar: "Mas isto passa-se no mesmo dia, no dia a seguir ou já no mês seguinte?". Sei que é um filme e que muita coisa tem de ser cortada mas mesmo assim é horrível quando não conseguimos estabelecer qualquer relação temporal com as coisas - "Será que já passou tempo suficiente para se apaixonarem? Para algo mudar entre eles e que não tenhamos percebido?".

Falando um pouco das personagens. Apesar de entrar o Jang Geun Suk, confesso que a minha atenção focou-se logo no Jung Eui-chun. Foi o actor que mais me surpreendeu desde o início, isto é, até começar a odiar a sua personagem. Gostei da sua carinha laroca e da sua postura como personagem. De alguma forma a sua personagem até teve os seus momentos fixes apesar de a ter odiado. Cha Ye Ryun também se revelou uma agradável surpresa. Gostaria que a produção do filme tivesse sido muito diferente para apreciar a sua excelente interpretação.

E por fim o Jang Geun Suk. Ele era muito novinho quando fez este filme, é esta a coisa que mais salta aos olhos. Muito novinho e muito fofinho. Porém o seu papel neste filme ficou pouco definido. Namorado que quer proteger aquela que ama, que quer proteger o seu melhor amigo ou apenas mais uma personagem para encher? Eu fiquei a pensar nisto após ver o filme. Não sei mas senti que algo estava a faltar na sua interpretação. Estou habituada a ver um Jang Geun Suk mais alegre, prontinho para fazer-me manifestar os mesmos sentimentos que ele está a demonstrar e neste drama foi como se não fosse possível estabelecer qualquer relação com a sua interpretação. E no final do filme, quando ele assume o papel de um deficiente mental, aí fez-me imensa impressão. Se calhar este foi o momento no qual ele fez sobressair a sua excelente actuação, porque até me fez acreditar que estava mesmo doente. Mas não gostei de vê-lo nesse papel, foi muito doloroso para um actor com uma interpretação muito alegre e colorida em todos os seus dramas que vi.

Resumindo, este é um drama que dificilmente irei rever algum dia, mesmo que entre o Jang Geun Suk. Mas pelo menos recordo os primeiros minutos do filme que achei muito bons, até que a história começou a ficar estranhamente dramática e irritante.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.