Hong Gil Dong


Título em inglês: Hong Gil Dong
Género: Histórico / drama / acção / comédia / romance
Episódios: 24
Ano: 2008
Origem: Coreia do Sul

Elenco:
Kang Ji Hwan como Hong Gil Dong
Sung Yu Ri como Heo Yi Nok
Jang Geun Suk como Lee Chang Hwi
Kim Ri Na como Seo Eun Hye

Resumo: Esta série é baseada no livro de ficção "Robin Hood" na Coreia. Hong Gil Dong é o filho ilegítimo de um ministro de elevado cargo. Ele é um homem descontraído a quem não importa mais nada além do seu bem estar mas possui óptimas capacidades de luta. Um dia ele conhece Heo Yi Nok, uma rapariga alegre, desastrada e ingénua que regressou recentemente da China, local para onde Gil Dong deseja viajar mais do que nunca. Rapidamente se afeiçoam um pelo outro e formam uma equipa. Neo Yi Nok também esbarra com um misterioso homem mercador que esconde um grande segredo - é o verdadeiro herdeiro do trono que todos julgavam estar morto, assassinado pelas mãos do próprio irmão. Mas ele regressou em busca de vingança e está disposto a fazer tudo para obtê-la e recuperar o trono. Hong Gil Dong é então inspirado a lutar contra a injustiça que o povo começa a sofrer nas mãos dos nobres, tentando restaurar o trono ao seu verdadeiro Rei, enquanto se envolve com Heo Yi Nok e o príncipe - Lee Chan Hwi -, num triângulo de amor e ódio, lealdade e traição.


------

Opinião: Comecei a ver este drama pelo Jang Geun Suk (a sério?), mas na altura estava a contar que ele apenas aparecesse em meia dúzia de episódios e não houvesse grande destaque para a sua personagem. Estava enganada! O drama é todo ele Jang Geun Suk. Porém não foi ele a personagem revelação deste drama.

Acabei de ver esta série ontem então ela está bem fresquinha na minha memória para escrever aqui uma grande opinião. Então estejam preparados porque irei abordar tudo sobre a série que me tenha saltado à vista e que foram muitas coisas.

Os primeiros episódios foram secantes. A introdução das personagens não foi do mais claro que se podia ter feito. Logo no primeiros episódios somos bombardeados com imensas personagens simultaneamente a fazer disparates, o que nos faz pensar que não é um drama mas sim uma comédia mas que nem gargalhadas nos tira. Na verdade, não houve nenhuma personagem que me tenha despertado a atenção nos três primeiros episódios (nem mesmo a personagem do Jang Geun Suk - Lee Chang Hwi). Muita coisa foi forçada e, especialmente, as cenas de acção foram muito mal trabalhadas. Não consegui ver qualquer realismo nas personagens a voar pelo ar e saltar pelos telhados. Por vários momentos pensei em desistir de ver o drama mas foi o Jang Geun Suk que me motivo a continuar, porque entretanto percebi que ele seria uma personagem principal.

Esta série começa por ser uma série idiota, daquelas que ou se gosta ou se odeia. Isto é uma pena porque quem odiar o género de comédia sem sentido e não engraçar com os primeiros episódios, dificilmente irá concluir a série; e quem gostar de acção e não quiser perder tempo com piadas estúpidas nem sequer vai começar a ver. O que é uma pena porque esta série não é pão nem queijo. Ela é uma mistura das duas coisas, embora caia mais para o lado do drama e da acção do que propriamente comédia. Num ponto achei um drama bastante desequilibrado. Não mistura bem todos estes géneros e por isso acabamos por inicialmente ter uma dose de comédia excessiva, para passarmos a drama excessivo, depois acção excessiva e depois raiva excessiva. Não há aqui transições correctamente construídas sobre todas as características aqui presentes.

O ponto forte são os actores e aqui começo por falar pelo actor/personagem revelação de todo o drama. Kang Ji Hwan foi a personagem que mais me surpreendeu, provavelmente por não o estar a ver a fazer este tipo de papel. Já o tinha visto em "Lie to Me" e o papel não tinha nada a ver. A sua personagem - Hong Gil Dong - é a personagem que mais muda ao longo dos episódios. Começa por ser alguém que só se importa consigo próprio, egoísta e rude e transforma-se num verdadeiro herói. Apesar da Yi Nok ser a personagem mais idiota de todo o drama, a verdade é que foi o Hong Gil Dong que mais me fez sorrir, mesmo no meio dos momentos mais dramáticos.

Agora falando da Yi Nok, odiei a personagem desde o primeiro momento em que apareceu. Ela era tudo o que odiava ver em dramas de comédia; daquelas personagens que foram feitas para serem tão estúpidas e tentarem fazer rir a todo o custo que acabam por ser o oposto. Coitada da Yi Nok... porque também ela muda ao longo do drama e transforma-se numa personagem digna de atenção e simpatia. Mais tarde ela torna-se outra personagem revelação, lá mais para o final do drama, e quem ainda não se deixou conquistar por ela ficará nesses episódios.

Pelo resumo repararam que a história segue em muitos aspectos a história de "Robin Hood". Isto é completamente verdade. Embora no início não pareça, lá mais para o meio dos episódios até parece que estamos a ver o "Robin Hood" do que um drama coreano. Entra também um grupo de ladrões que Gil Dong irá liderar e pôr a roubar dos ricos para dar aos pobres. Este foi outro dos pontos controversos para mim no drama. Quando este grupo de ladrões é apresentado é, na verdade, um grupo de idiotas (mais personagens que odiei) e de repente se tornam nas personagens mais maravilhosas em todo o drama. De ladrões transformam-se em verdadeiros heróis e mesmo nos momentos mais críticos da história ainda conseguem manter a calma e deixar-nos descontrair um pouco.

Esta série é, de facto, extremamente tensa, e se tivesse de classificá-la após ter assistido, comédia não estaria nessa classificação. E isto deve-se apenas a uma das personagens - o príncipe Lee Chang Hwi. Além de Gil Dong e Yi Nok, esta é a terceira personagem principal e aquela que desequilibra completamente os pratos da balança. Enquanto Gil Dong e Yi Nok são as personagens mais divertidas e suaves ao logo do drama, Lee Chang Hwi é uma personagem tensa e cheia de ódio que consegue superar e sobrepor-se sobre qualquer alegria existente nesta série. Confesso que foi a personagem que mais me motivou a ver o drama até ao final e mesmo não sendo a estrela foi a minha personagem favorita... vá... até de repente começar a nutrir um ódio mortal por ele.

Primeiro, trajes da época e cabelo comprido e solto no Jang Geun Suk fez-me delirar. Ele ficou simplesmente perfeito no papel. Depois aquela expressão fechada e amargurada ainda me fez simpatizar mais com ele. Gosto imenso de personagens assim, só que este tipo de personagens de alguma forma acabam por se tornar alegres e felizes no final, o que não acontece aqui. Apesar de Yi Nok começar a adoçar o seu coração, não foi suficiente. Mas por momentos ainda cheguei a pensar que ele era uma personagem de mel (na verdade até foi antes de enlouquecer no final).

E como podem ver, este drama foi bastante controverso para mim. Personagens que comecei por odiar de repente comecei a amar e personagens que amei logo desde o início conquistaram o meu ódio mais tarde.

E por fim vem a conclusão de todo o drama. Os três últimos episódios foram os mais marcantes, os mais tensos e os que odiei mais. Odiei porque Lee Chang Hwi de repente se torna em outra pessoa e rompe todas as suas promessas, transformando-se numa personagem extremamente vilã, pior que o rei anterior na minha opinião. Há um motivo para a história decorrer desta forma mas para mim foi violento ver o alegre Jang Geun Suk fazer este género de papel. Fiquei ainda mais triste por ele e Gil Dong terem de se enfrentar para ambos lutarem por aquilo em que acreditavam. Mas sabem o que odiei ainda mais? Foi porque a personagem Lee Chang Hwi sabia que a sua causa era errada e que queria viver também no mundo de Gil Dong e mesmo assim avançou com os seus ideais.

Não é uma série que tenha um final "e viveram felizes para sempre". Não que o final não seja o mais indicado e na verdade é bem realista porque naquela altura era sempre assim que acabavam as lutas e nunca com os finais felizes que vemos nos livros e filmes. Mesmo assim senti-me muito triste por não ter visto este fantástico Jang Geun Suk sorrir verdadeiramente neste drama, como estou habituada a ver nos seus outros dramas.

E agora mesmo para concluir. Falei em actores revelação mas não do melhor actor de todo o drama. Lá vocês vão pensar: "Novamente o Jang Geun Suk!". Bem, é verdade e não só. Jo Hee Bong (irmão de Lee Chang Hwi - o rei louco) também teve a sua excelente interpretação. Parecia que estava realmente louco. O Jang Geun Suk foi tão realista em todo o ódio, amargura e tristeza que transmitiu que mais uma vez revelou quão bom é como actor. Não considero que os actores que interpretam as personagens mais alegres e "os bons da história" sejam os melhores porque são sempre papéis com alguma versatilidade, com altos e baixos e de fácil interpretação. São os papéis dos tiranos e amargurados que são sempre os mais difíceis , especialmente se esses papeis não condizerem em nada com o actor que o está a interpretar e foi o que aconteceu com Jang Geun Suk. Este foi tudo menos o papel ideal para ele e ele transformou a personagem em algo assustadoramente realista.

4 comentários:

  1. Ufa, acabei de ler tudo UAHSUAHSUAHSUHA
    Pois então, entendo perfeitamente o que você quis dizer em em boas partes pensei nisso tudo tbm.
    Uma das coisas que reclamei no meu post, foi essas lutas 'voadas' que claro ficou forçado. Mais eu que assisto muito Jdramas, depois de ter visto Ouran , Nodame , hana Kimi, My Boss My Hero e Yamato Nadeshiko Shichi Henge encaro qualquer coisa KKKKKK sério eu acabei me acostumando com essa mentirada e coisas forçadas. Só pq era a primeira vez que vi isso em Kdramas D: Com Jdramas combinam, porque é deles o jeito alá animes! mais Kdramas eu estranhei um pouco . Acostumei depois de uns episodios e deixei pra lá o/
    Yi Nok tinha oras que odiava e oras que amava. Mais o que mais me irritava nela era ela ficar comendo o tmepo todo, e ficar falando de boca cheia O TEMPO TODO. nao que eu seje muito educada, mastigo chiclete que nem camelo. Mais ele fazia isso , mostrando a comida pra todos ver tantas vezes que cansei . e tbm no final ela ficou muito chata, quando descobriu as verdades u.u
    O geun suk, divo né *u* ? Super gato MESMO. mais toda amargura dle me cansou um pouco, só nao foi o personagem que mais gostei dele. Mas de atuação, impecavel como sempre!
    pra mim o melhor mesmo foi Hong Gil Dong <3
    Tipo, eu nao tive essa revolta toda, de boa eu realmente amei esse dorama, e gostei do final apesar dele nao ser 'felizes para sempre' achei que foi um final realista, pra época.
    enfim eu AMEI esse dorama e está na minha lista de favoritos, idependente das canseiras que ele me deu haha . Ah e amei o grupo de ladrões.
    Ps: te respondi la no post de Youre my pet.
    ps2: você tem parceiros? gostaria de fazer parceria .-.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É devido às cenas forçadas e muito fantasiosas que não gosto muito de ver j-dramas. Normalmente só vejo se realmente a história me interessar ou porque vi a versão coreana e adorei. Esta não foi a primeira vez que vi cenas deste tipo num k-drama. "Invincible Lee Pyung Kang" também teve algumas cenas assim e odiei o drama. Ainda hoje me pergunto como consegui terminá-lo.
      Mas este drama foi diferente. Lá para o meio ele tornou-se um pouco mais realista e também afeiçoei-me às personagens.
      O final do drama foi perfeito, embora não me tenha deixado feliz. Acabar de ver um drama a odiar o Geun Suk é muito triste!!! Mesmo assim foi um dos meus preferidos também. ^^

      Eliminar
  2. Anónimo29/6/12

    Onde baixo???? No AxG não funciona

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17/7/12

    olá! poderia dizer onde fazer download oAxG não funciona. Alguém, por favor????

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.